27 de junho de 2018

6 dicas para usar m-learning no treinamento de funcionários

O mobile learning é uma estratégia econômica e eficaz para promover o treinamento de funcionários. Esse método permite que os colaboradores tenham acesso a conteúdos de educação corporativa a qualquer momento e em qualquer dispositivo móvel.

O treinamento móvel contribui com o desenvolvimento de competências e capacitação adaptando-se ao perfil no funcionário.  Além de inúmeras outras vantagens, como a economia de tempo e capital.

Promover um treinamento empresarial eficaz com o mobile learning, no entanto, precisa de alguns cuidados. Confira algumas dicas de como garantir um treinamento de qualidade e aproveitar todas as vantagens da plataforma móvel para capacitar seus colaboradores. Acompanhe!

1. Contrate uma empresa de treinamento empresarial

O modo mais seguro de garantir que seu treinamento vai alcançar o resultado esperado é com a ajuda das empresas de educação corporativa. Eles já possuem todo o aparato necessário para elaborar cursos e aplicativos que irão engajar seus funcionários, evitar problemas e garantir resultados.

Para escolher a melhor empresa de treinamentos basta procurar por recomendações, experiência de mercado e casos de sucesso. Dando preferência, é claro, para aquelas que são especializadas no mobile learning.

2. Utilize o m-learning para conceder benefícios

Para que o seu treinamento seja realmente eficaz não basta oferecê-lo. Os colaboradores devem realmente aderir ao projeto para gerar impactos positivos na rotina da empresa. Uma forma de alcançar esse engajamento é tornando a capacitação um benefício educacional.

Demonstre aos seus funcionários que o treinamento empresarial é uma forma de desenvolver competências que serão úteis em seu dia a dia na empresa. Além disso, colaboram para o seu crescimento profissional. As empresas de educação corporativa também podem ajudá-lo a estabelecer essa estratégia.

3. Aposte em um aplicativo simples e funcional

Uma atenção básica que você deve ter ao oferecer um treinamento empresarial baseado no mobile learning é quanto a plataforma de ensino. Utilize um aplicativo que não consuma muita memória, permita o uso offline e seja intuitivo para o usuário.

Essas questões técnicas são bastante importantes para que seus funcionários tenham facilidade de acesso ao treinamento. Além de evitar a evasão do curso por conta dessas dificuldades.

4. Disponibilize conteúdos atrativos e compactos

Uma característica do mobile learning é que ele promove treinamentos rápidos, o funcionário pode acessar o conteúdo em uma pausa do trabalho, por exemplo. Para que isso ocorra, os conteúdos digitais devem ser compactos, passando uma mensagem clara e objetiva de fácil consumo.

Vale usar infográficos, vídeos rápidos, áudios e até um sistema de jogos. Dessa forma, o treinamento de funcionários será atrativo e seus colaboradores irão procurar realizar as atividades. Ao mesmo tempo, adapta-se a rotina da empresa aprimorando o tempo e facilitando o engajamento.

5. Invista em interatividade

Um serviço associado ao treinamento empresarial mobile no qual você deve investir é a interatividade. Permita que seus funcionários interajam no aplicativo compartilhando seu progresso ou em fóruns onde possam discutir sobre os conteúdos.

Isso permite que os colaboradores aproveitem melhor a experiência, troquem dicas e motivem uns aos outros a avançar nos treinamentos.

6. Ofereça suporte pedagógico

Outro canal de comunicação que a empresa deve manter no treinamento empresarial é entre a empresa e o colaborador. Você deve garantir que seu colaborador tem meios para tirar dúvidas sobre o conteúdo ou o uso do aplicativo. Afinal, nem tudo pode ser ensinado pelo smartphone.

É possível manter um suporte no próprio aplicativo, facilitando também o mecanismo de busca por conteúdos que já fazem parte do treinamento. Assim, quando surge uma questão o próprio funcionário é capaz de encontrar a resposta e aplicá-la ao seu trabalho agilizando os processos produtivos.

O mobile learning é capaz de oferecer treinamento de funcionários de uma forma muito ágil e eficaz, adaptando-se ao perfil da empresa e do colaborador. Basta antecipar os cuidados que essa tecnologia demanda para alcançar os melhores resultados.

Quer mais dicas de como treinar e engajar funcionários? Assine nosso newsletter e receba novidades por e-mail!

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br